sexta-feira, 13 de abril de 2012

Líderança Informal dentro das Organizações

Até agora o que foi muito discutido nos posts anteriores foi a liderança formal, hoje vamos falar de outro tipo de liderança, a liderança informal. A liderança informal se trata de uma posição ocupada por um membro da organização que normalmente não ocupa um cargo de chefia, mas, pela maneira de lidar e agir com seus colegas ganha o respeito e admiração e se torna uma figura de referência, por saber falar a língua dos outros funcionários.


É importante para a equipe de comunicação da organização saber detectar esse personagem, pois é preciso lidar com esse tipo de figura de uma forma diferenciada, é preciso que eles estejam aliados aos valores e o pensamento da empresa, tenham um relacionamento direto e franco com a equipe de comunicação, e sejam instruídos para saber lidar com a posição que ocupam e o relacionamento com seus colegas. Os ganhos são significativos quando existem líderes informais: o turnover se torna muito menor, a produtividade tende a aumentar,o feedback dos funcionários para a empresa se dá de maneira mais eficiente, e a criação de novos canais de comunicação é uma maneira excelente de utilizar a posição de liderança informal.



Outro aspecto que pode ser negativo no caso da liderança informal é o fator emocional, pois por vezes os líderes informais podem ser alvos de sentimentos como ciúmes e inveja, é preciso que eles estejam preparados para lidar com isso ao assumir essa posição de liderança sem deixar de ser um simples funcionário; é preciso demonstrar vontade e disponibilidade sem perder o respeito, companheirismo e humildade.

Em suma, podemos concluir que uma empresa que identifica seus líderes informais, instrui sobre como lidar com essa posição e respeita a importância dessa figura, dá espaço a grandes melhorias e abre caminho para que outros funcionários se tornem líderes no futuro, fazendo com que a organização seja cada vez melhor.

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