sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Liderando conhecimento


O papel do líder envolve gerir diversos aspectos dentro de uma organização: pessoas, recursos, processos e por aí vai. No entanto, em muitos casos, um elemento primordial para as empresas é negligenciado pela gestão: o conhecimento.

Ainda existem muitos problemas e receios relacionados à gestão do conhecimento e o líder é peça fundamental para evitá-los e, o mais importante, contribuir para o melhor aproveitamento das informações que se encontram dentro da empresa.

No mundo atual as pessoas estão cada vez mais compartilhando textos, imagens e vídeos – principalmente por meio de um conhecido botãozinho do Facebook. Mas quantos desses dados compartilhados poderiam ser relevantes do ponto de vista mercadológico? E como as pessoas encaram o compartilhamento destes na vida real?

Entre os motivos para o compartilhamento no universo profissional ser em geral mais escasso, podemos apontar a competitividade do mercado. Existe o medo das consequências de oferecer todo seu conhecimento para o lugar onde trabalha, de não se tornar mais tão necessário para os negócios e, mais ainda, medo de favorecer a carreira de um colega – neste caso, encarado como concorrente – em detrimento da sua.


No entanto, cabe ao líder comunicar por diferentes meios a mensagem de que o compartilhamento de conhecimento é sempre uma soma e nunca uma subtração. Se bem gerido, gera benefícios para a empresa e colaboradores como um todo. Para isso, o líder deve transmitir seu próprio conhecimento à equipe e incentivar que os outros façam o mesmo.

Na prática, é preciso atuar na cultura da organização, com reconhecimento aos profissionais que partilham informações, novas ferramentas, metodologias e ideias. É um trabalho de mudança de comportamento árduo e que mostra resultado em longo prazo, mas que agrega um valor imenso para a organização e bagagem profissional de todos os envolvidos. 

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