O papel do líder envolve gerir
diversos aspectos dentro de uma organização: pessoas, recursos, processos e por
aí vai. No entanto, em muitos casos, um elemento primordial para as empresas é
negligenciado pela gestão: o conhecimento.
Ainda existem muitos problemas e
receios relacionados à gestão do conhecimento e o líder é peça fundamental para
evitá-los e, o mais importante, contribuir para o melhor aproveitamento das
informações que se encontram dentro da empresa.
Entre os motivos para o
compartilhamento no universo profissional ser em geral mais escasso, podemos
apontar a competitividade do mercado. Existe o medo das consequências de oferecer
todo seu conhecimento para o lugar onde trabalha, de não se tornar mais tão
necessário para os negócios e, mais ainda, medo de favorecer a carreira de um
colega – neste caso, encarado como concorrente – em detrimento da sua.
No entanto, cabe ao líder
comunicar por diferentes meios a mensagem de que o compartilhamento de
conhecimento é sempre uma soma e nunca uma subtração. Se bem gerido, gera
benefícios para a empresa e colaboradores como um todo. Para isso, o líder deve
transmitir seu próprio conhecimento à equipe e incentivar que os outros façam o
mesmo.
Na prática, é preciso atuar na
cultura da organização, com reconhecimento aos profissionais que partilham
informações, novas ferramentas, metodologias e ideias. É um trabalho de mudança
de comportamento árduo e que mostra resultado em longo prazo, mas que agrega um
valor imenso para a organização e bagagem profissional de todos os envolvidos.
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