domingo, 12 de agosto de 2012

Gestos também falam


O feedback é, como foi dito anteriormente, uma ferramenta essencial para um líder. Quando feito de maneira correta é a percepção do líder de uma ação ou conjunto delas realizada pelo colaborador.
                Existem dicas básicas para dar um bom feedback. Respeito mútuo entre os envolvidos, escolha correta de palavras, cuidado para não tornar o assunto pessoal e ter em mente que a critica ou elogio é feito para a pessoa, e nunca à pessoa; avaliam-se atitudes e comportamentos, e não personalidade ou afinidade com o colaborador.

                Além disso, existe um aspecto do feedback que muitos líderes não levam em consideração, a linguagem corporal.  De acordo com pesquisas, o impacto da mensagem sobre o ouvinte está relacionado da seguinte forma:
07% - Palavras (o que fala)
38% - Tom de voz, inflexão (como fala)
55% - Corpo, olhos, mãos, pernas, face (expressão e gestos)

Portanto, é essencial que o líder tenha controle sobre sua expressão corporal para passar a mensagem da maneira mais adequada.
Contato visual é uma parte muito importante, ao manter o contato visual a pessoa mostra que está segura de si e não está envergonhada ou em dúvida sobre o que está dizendo.  Um aperto de mão firme em que a palma da mão está de lado, em contato com a palma da mão do outro sugere respeito e igualdade. Apontar um dedo mostra a afirmação de autoridade. Em geral gestos abertos demonstram confiança. Essas e muitas outras interpretações de gestos e posições podem ser encontradas aqui
O que podemos concluir é que prestando atenção a pequenos gestos o líder pode se colocar de uma maneira mais agradável e que será mais bem recebida, além de poder “ler” o colaborador e responder ou adequar a mensagem para que o feedback seja dado da melhor maneira possível.

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