domingo, 25 de março de 2012

Aproximação entre liderança e colaboradores


Hoje em dia fala-se muito sobre aproximar o líder de seus funcionários, mas é interessantes discutir: até que ponto isso a aproximação é válida e pertinente? Acredita-se que toda aproximação e estratégia que envolva líderes, gestores e funcionários deve ser guiada primordialmente pelo bom senso, mas existem alguns pontos que podem auxiliar no momento de elaborar ações e traçar condutas.

O primeiro item a ser levado em conta é a hierarquia vigente na empresa. No mundo ideal dos comunicadores, o fluxo de comunicação é de mão dupla, com as mensagens sendo transmitidas entre todos os níveis da organização. No entanto, é preciso considerar a realidade de cada empresa e os diversos tipos de hierarquia que existem atualmente – algumas mais tradicionais, algumas tipologias nem tão bem definidas, hierarquias verticais e horizontais. É preciso analisar este cenário para definir se a empresa em questão está realmente preparada para determinadas ações envolvendo a liderança e possíveis mudanças de atitude.

É importante também avaliar qual a opinião dos colaboradores em relação a seus gestores, liderança e presidente. A divisão de cargos e tarefas é clara? Os líderes se mostram acessíveis? Entendendo isso, é possível evitar que mensagens sejam direcionadas para o público errado, como um funcionário enviando para um diretor dúvidas relacionadas à área de RH, por exemplo. A equipe de comunicação deve atuar em todos os departamentos da organização para esclarecer dúvidas e amparar os funcionários quanto a essas questões.
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Aproximar a liderança dos colaboradores é essencial para que a equipe num geral sinta-se importante dentro da organização, sem “medo” de figuras distantes como o presidente e a diretoria. Porém, há uma linha tênue entre criar um relacionamento produtivo para a empresa entre presidente e funcionários e banalizar o poder da liderança, por isso é imprescindível considerar pontos como os citados acima.

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Fonte: Google Imagens
O reconhecimento da importância de seu trabalho e sentimento de pertencimento  aumenta a produtividade, além de facilitar a criação de orgulho em trabalhar em determinado lugar. O papel das Relações Públicas é mediar esse relacionamento, orientando ambas as partes sobre como agir, qual linguagem e canais utilizar. Algumas ferramentas que propiciam a aproximação são o Café com o Presidente, Pergunte ao Presidente, Blog do CEO, entre outros. Cada uma delas é mais indicada para uma ou outra organização, mas os principais veículos serão discutidos em detalhe por aqui, é só acompanhar os próximos posts! 

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