Hoje em dia fala-se muito sobre aproximar o líder de seus
funcionários, mas é interessantes discutir: até que ponto isso a aproximação é válida
e pertinente? Acredita-se que toda aproximação e estratégia que envolva
líderes, gestores e funcionários deve ser guiada primordialmente pelo bom
senso, mas existem alguns pontos que podem auxiliar no momento de elaborar
ações e traçar condutas.
O primeiro item a ser levado em conta é a hierarquia vigente
na empresa. No mundo ideal dos comunicadores, o fluxo de comunicação é de mão
dupla, com as mensagens sendo transmitidas entre todos os níveis da
organização. No entanto, é preciso considerar a realidade de cada empresa e os
diversos tipos de hierarquia que existem atualmente – algumas mais
tradicionais, algumas tipologias nem tão bem definidas, hierarquias verticais e
horizontais. É preciso analisar este cenário para definir se a empresa em
questão está realmente preparada para determinadas ações envolvendo a liderança
e possíveis mudanças de atitude.
É importante também avaliar qual a opinião dos colaboradores
em relação a seus gestores, liderança e presidente. A divisão de cargos e
tarefas é clara? Os líderes se mostram acessíveis? Entendendo isso, é possível
evitar que mensagens sejam direcionadas para o público errado, como um
funcionário enviando para um diretor dúvidas relacionadas à área de RH, por
exemplo. A equipe de comunicação deve atuar em todos os departamentos da organização
para esclarecer dúvidas e amparar os funcionários quanto a essas questões.
Aproximar a liderança dos colaboradores é essencial para que a equipe num geral sinta-se importante dentro da organização, sem “medo” de figuras distantes como o presidente e a diretoria. Porém, há uma linha tênue entre criar um relacionamento produtivo para a empresa entre presidente e funcionários e banalizar o poder da liderança, por isso é imprescindível considerar pontos como os citados acima.
O reconhecimento da importância de seu trabalho e sentimento
de pertencimento aumenta a produtividade,
além de facilitar a criação de orgulho em trabalhar em determinado lugar. O
papel das Relações Públicas é mediar esse relacionamento, orientando ambas as
partes sobre como agir, qual linguagem e canais utilizar. Algumas ferramentas
que propiciam a aproximação são o Café com o Presidente, Pergunte ao
Presidente, Blog do CEO, entre outros. Cada uma delas é mais indicada para uma
ou outra organização, mas os principais veículos serão discutidos em detalhe
por aqui, é só acompanhar os próximos posts!
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