terça-feira, 27 de março de 2012

A liderança vista de uma forma diferente


Após o tema comunicação interna ter sido devidamente apresentado, podemos nos aprofundar cada vez mais nos caminhos que ele pode nos levar!
Esse viés da comunicação vem sendo procurado cada vez mais no mercado, por possuir tantas características chave para o sucesso de uma organização. Além de suportar o negócio, facilitando processos internos, faz com que o trabalho entre equipes seja sinérgico com um engajamento crescente, que refletirá na reputação (fator externo) da organização.
Para exercermos essa função, é preciso seguir algumas premissas básicas, tais como: compreender a estratégia empresarial, entender as críticas relacionadas à organização e o propósito da empresa, possuir uma perspectiva de sucesso que não seja apenas limitada aos resultados financeiros, associar resultados com causa e efeito, além de alinhar métricas àquilo que já existe na empresa.
Para ser bem sucedido na comunicação, é preciso de um líder, alguém que conduza com primor essa atividade. Mas ser um líder não é uma função tão simples, por exemplo, não podemos confundir um bom condutor, com um chefe – termo usado comumente.
Um líder é aquele que tem seguidores atraídos pelo carisma e confiança. Um chefe, por sua vez, possui autoridade única e exclusivamente pelo cargo que ocupa. Assim, podemos dizer que todo líder tem condições de ser um chefe, mas não necessariamente o contrário será possível.
Chefiar é buscar resultados, planejar os trabalhos das pessoas, organizar, priorizar, manter e controlar. Estas, nada mais são que funções básicas, porém, para liderar também é necessário motivar as pessoas. Com uma equipe motivada é possível alcançar resultados melhores e um clima organizacional agradável, além de aumentar a produtividade.
Um líder é aquele que mesmo sem autoridade alguma consegue ser seguido, respeitado e obedecido. Este consegue unir um grupo, representá-lo e levá-lo a atingir objetivos.
CHEFE X LÍDER
  • O Chefe empurra – O Líder puxa
  • O Chefe comanda – O líder comunica
  • O Chefe é o “dono da boiada” – O líder é o maestro
  • O Chefe é o comandante – O líder é um treinador
  • O Chefe é o dono da voz mais alta – O líder fala normalmente para ser ouvido
  • O Chefe administra – O líder inova
  • O Chefe copia – O líder é original
  • O Chefe mantém – O líder desenvolve
  • O Chefe pergunta “como” e “quando” – O líder pergunta “o quê” e “por quê?”
  • O Chefe convive melhor no “status-quo” – O líder desafia, muda
  • O Chefe faz a coisa corretamente – O líder faz a coisa certa
  • O Chefe obtém resultados através das pessoas- O líder desenvolve pessoas e grupo
  • O Chefe quer segurança e estabilidade– O líder quer desafios
  • O Chefe busca “status” de vida – O líder privilegia qualidade
  • Os Chefes são obedientes – Os líderes contestadores
  • O Chefe faz tudo o que é mandado – O líder faz o que é melhor para todos
Identificado esse líder em uma organização é possível envolvê-lo em uma cadeia onde o processo de comunicação torna-se mais simples e eficiente. Nosso blog, a partir de hoje, se aprofundará principalmente neste viés: qual é o papel da comunicação interna na produção e disseminação de conteúdo voltado para a liderança? Como as lideranças do mundo corporativo tem se apropriado da função de comunicar?
Venha questionar com a gente!


Um comentário:

  1. A importância da comunicação interna nas empresas é um assunto desconhecido para a maioria das pessoas que não são do ramo.
    Parabéns pela forma esclarecedora com que vocês estão explorando o tema.

    Sucesso!!

    Ester

    ResponderExcluir