Sabia
que um estudo Harvard revela que cerca de 70% a 90% do tempo de trabalho do
líder é dedicado de maneira voluntária ou involuntária a comunicação? Pois é! O
líder passa grande parte do seu tempo se comunicando, seja por reuniões,
telefonemas, e-mails ou em palestras. Logo para liderar é preciso comunicar!
Mesmo
tendo conhecimento disso, muitos problemas entre gestores e seus subordinados
acontecem por causa da comunicação, ou melhor dizendo, a falta dela.
Normalmente esse cenário acontece por que a mensagem entre os dois não ocorre
com clareza, tendo como consequência a falta de entendimento. Esses
mal-entendidos ocorrem por conta de e-mails confusos, feedbacks indelicados,
briefings vagos, líderes que não sabem ouvir sua equipe e outras coisas.
Por isso resolvemos
elencar três habilidades que julgamos essenciais para que o líder seja
comunicativo. São elas:
Escuta
ativa: tem o propósito de entender o que o outro pensa e sente
sobre determinadas situações, como ele se posiciona não deixando que informação
alguma fique subentendida. Ou seja, não adianta ‘fingir’ que ouve o seu
funcionário fazendo outras coisas ao mesmo tempo. Uma dica simples é quando for
falar com ele evitar as distrações e interrupções, deixe o computador de lado,
mude o celular pra silencioso, para que assim ele entenda que você se importa
com a opinião dele, outra boa dica é conforme a conversa for rolando realizar
algumas pausas e perguntar “Deixa ver se eu entendi... Você está me dizendo
que...”. Tendo tais atitudes o líder conseguirá motivar, aconselhar e
direcionar seus colaboradores, conseguindo ter uma comunicação de via de
mão-dupla.
Congruência: é
simplesmente a harmonia entre o que o líder diz, demonstra e faz.
Neurolinguistas fizeram estudos que comprovam que em uma conversa presencial
damos mais crédito ao que o outro está falando pela sua expressão corporal, em
seguida pelo tom de voz, e por último pelas palavras. Logo quando há a
congruência, a comunicação se torna mais eficaz, por que a expressão não verbal
reforça o que é dito, porém, quando o não verbal não bate com as palavras, a
comunicação não tem o efeito desejado. Outra questão a ser lembrada, e que
ouvimos muito, é que a discurso do líder deve bater com sua atitude, pois com
isso ficará mais fácil para o líder motivar e direcionar seus subordinados, já
que eles o terão como exemplo.
Desconstrução: a
desconstrução das palavras não passa da técnica de traduzi-las em ações
concretas, de maneira que o colaborador entenda o que o líder está comunicando.
Pois o significado de cada palavra é algo que cada pessoa entende a partir de
sua bagagem cultural e experiência de vida, portanto os significados variam de
pessoa para pessoa e o mesmo acontece quando os colaboradores ouvem palavras do
vocabulário organizacional, como paradigma, responsabilidade social,
transparência e outras mais. Esses são alguns exemplos de palavras que tem
grande importância no meio corporativo e que cada um entende da sua maneira e é
exatamente das diferentes interpretações que surgem os problemas
comunicacionais. Quando o líder pede para o colaborador ser mais proativo com o
cliente, ele quer dizer para o colaborador antecipar os problemas que o cliente
pode ter e planeje o que vai fazer caso eles venham a acontecer. Já o
colaborador ao ouvir de seu líder que ele ‘seja mais proativo’ entende que ele
tem que ser mais rápido e dinâmico e vai continuar sendo pego de surpresa
quando os problemas acontecerem porque não os antecipou, mas tentará resolver
da maneira mais rápida. Uma dica para o líder ao conversar e fazer a
desconstrução das palavras é dizer por exemplo: ‘Você precisa ser mais proativo
no atendimento aos clientes. A pessoa proativa antecipa os problemas que podem
vir a acontecer e planeja o que será feito caso os problemas ocorram’.
Com a junção dessas três habilidades
colocadas em práticas o líder conseguirá desenvolver sua comunicação e
consequentemente melhorar o rendimento de todos a sua volta. Por isso, não
perca tempo e pratique-as já!
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