domingo, 29 de abril de 2012

As três habilidades de comunicação para uma boa liderança


Sabia que um estudo Harvard revela que cerca de 70% a 90% do tempo de trabalho do líder é dedicado de maneira voluntária ou involuntária a comunicação? Pois é! O líder passa grande parte do seu tempo se comunicando, seja por reuniões, telefonemas, e-mails ou em palestras. Logo para liderar é preciso comunicar!

Mesmo tendo conhecimento disso, muitos problemas entre gestores e seus subordinados acontecem por causa da comunicação, ou melhor dizendo, a falta dela. Normalmente esse cenário acontece por que a mensagem entre os dois não ocorre com clareza, tendo como consequência a falta de entendimento. Esses mal-entendidos ocorrem por conta de e-mails confusos, feedbacks indelicados, briefings vagos, líderes que não sabem ouvir sua equipe e outras coisas. 

Por isso resolvemos elencar três habilidades que julgamos essenciais para que o líder seja comunicativo. São elas:


Escuta ativa: tem o propósito de entender o que o outro pensa e sente sobre determinadas situações, como ele se posiciona não deixando que informação alguma fique subentendida. Ou seja, não adianta ‘fingir’ que ouve o seu funcionário fazendo outras coisas ao mesmo tempo. Uma dica simples é quando for falar com ele evitar as distrações e interrupções, deixe o computador de lado, mude o celular pra silencioso, para que assim ele entenda que você se importa com a opinião dele, outra boa dica é conforme a conversa for rolando realizar algumas pausas e perguntar “Deixa ver se eu entendi... Você está me dizendo que...”. Tendo tais atitudes o líder conseguirá motivar, aconselhar e direcionar seus colaboradores, conseguindo ter uma comunicação de via de mão-dupla.


Congruência: é simplesmente a harmonia entre o que o líder diz, demonstra e faz. Neurolinguistas fizeram estudos que comprovam que em uma conversa presencial damos mais crédito ao que o outro está falando pela sua expressão corporal, em seguida pelo tom de voz, e por último pelas palavras. Logo quando há a congruência, a comunicação se torna mais eficaz, por que a expressão não verbal reforça o que é dito, porém, quando o não verbal não bate com as palavras, a comunicação não tem o efeito desejado. Outra questão a ser lembrada, e que ouvimos muito, é que a discurso do líder deve bater com sua atitude, pois com isso ficará mais fácil para o líder motivar e direcionar seus subordinados, já que eles o terão como exemplo.

Desconstrução: a desconstrução das palavras não passa da técnica de traduzi-las em ações concretas, de maneira que o colaborador entenda o que o líder está comunicando. Pois o significado de cada palavra é algo que cada pessoa entende a partir de sua bagagem cultural e experiência de vida, portanto os significados variam de pessoa para pessoa e o mesmo acontece quando os colaboradores ouvem palavras do vocabulário organizacional, como paradigma, responsabilidade social, transparência e outras mais. Esses são alguns exemplos de palavras que tem grande importância no meio corporativo e que cada um entende da sua maneira e é exatamente das diferentes interpretações que surgem os problemas comunicacionais. Quando o líder pede para o colaborador ser mais proativo com o cliente, ele quer dizer para o colaborador antecipar os problemas que o cliente pode ter e planeje o que vai fazer caso eles venham a acontecer. Já o colaborador ao ouvir de seu líder que ele ‘seja mais proativo’ entende que ele tem que ser mais rápido e dinâmico e vai continuar sendo pego de surpresa quando os problemas acontecerem porque não os antecipou, mas tentará resolver da maneira mais rápida. Uma dica para o líder ao conversar e fazer a desconstrução das palavras é dizer por exemplo: ‘Você precisa ser mais proativo no atendimento aos clientes. A pessoa proativa antecipa os problemas que podem vir a acontecer e planeja o que será feito caso os problemas ocorram’.


            Com a junção dessas três habilidades colocadas em práticas o líder conseguirá desenvolver sua comunicação e consequentemente melhorar o rendimento de todos a sua volta. Por isso, não perca tempo e pratique-as já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário