quarta-feira, 4 de abril de 2012

Estilos de Comunicação do Líder segundo Rensis Likert

Dedicamos esse post a uma breve conceituação e segmentação dos diferentes tipos de comunicação que os líderes podem usar, segundo Rensis Linkert, autor do best seller “New Patterns of a Management”. Esses estilos são divididos em quatro grupos: autoritário coercivo, autoritário benevolente, consultivo e participativo. 

Geralmente os líderes possuem um mix desses gêneros. Porém dependendo da situação é preciso que algum estilo se sobressaia mais que outro para o bem da organização.


Autoritário Coercivo


Não sabe ouvir, controla organização rigidamente, se acha superior, usa ameaças e punições para que, o que considera certo, seja feito. Pensam que sabem tudo e que assim, ninguém tem nada a acrescentar.
            
Em situações como o nível de rapidez na tomada de decisões esse estilo tem consequências positivas, já que o líder tomará a decisão sem consultar ninguém. Em contrapartida no dia a dia esses tipos de líder criam um mal estar no ambiente de trabalho, geram respostas agressivas e situações provocantes.
            
Na maioria dos casos essa tipologia existe em empresas de mão de obra não especializada e com pouca tecnologia, por que são colaboradores que são vistos como “chão de fábrica”.





Autoritário Benevolente

Aqui já existe alguma consulta e delegação. Porém se mostra impositivo e autoritário, entretanto é mais compreensivo e obviamente menos rígido que o coercivo. Juntamente com as ameaças vêm também as recompensas.
            
As consequências em geral são parecidas com o estilo citado à cima só que menos intensas. Nota-se que está presente geralmente em companhias industrias com alguma tecnologia e mão de obra mais especializada, pois os colaboradores possuem mais conhecimento sobre determinados assuntos.


Consultivo
Mostra-se como um estilo mais tranquilo que os outros, é mais flexível, e com menor punho de decisão pessoal. Há alguma comunicação de baixo para cima e pouco encorajamento de trabalho em equipe. Passa um pouco de segurança coletiva, fazendo com que seja mais querido que os anteriores. Vemos frequentemente esse tipo de liderança em organizações de serviços e em algumas áreas de organizações mais consolidadas.



Participativo

 É visto como o estilo ideal de liderança porque é democrático. Todos podem opinar na tomada de decisões, há uma comunicação boa e eficiente em todos os sentidos e tal líder consegue atingir um alto nível de motivação dos seus colaboradores.
 
As consequências naturais desse estilo se destaca em especial a segurança do grupo para com o líder, a interdependência, o vinculo e a maior motivação dos colaboradores que, portanto fará com que a tomada de decisões seja um processo mais lento. Habitualmente esses líderes estão presentes em organizações de alta tecnologia e com mão de obra especializada, por que seus colabradores tem noção de diversos assuntos e qual sua importância dentro da organização.


Como considerações finais, é importante considerar que como Relações Públicas temos que conseguir identificar qual o tipo de líder estamos lidando para que as futuras ações de comunicação propostas sejam bem sucedidas. Tendo como grande importância ressaltar que o perfil mais adequado é o estilo Participativo por que por meio dele o líder conseguirá obter as informações necessárias de diversos públicos sem que eles tenham medo ou desconforto em falar com ele. É importante julgar também que o mix desses estilos é muito importante, porque dependendo do momento é necessário às vezes o líder ter um posicionamento mais autoritário para o bem da empresa. Embora muitos estudos não tenham entrado em uma única concordância a respeito dos tipos de líder, é possível ver um denominador em comum que é o de sua importância para o melhor desenvolvimento das organizações, sejam elas públicas ou privadas.



Referência para o Post:

Nenhum comentário:

Postar um comentário