sexta-feira, 6 de abril de 2012

Motivação


Já comentamos neste blog que um líder é bem diferente de um chefe, este primeiro precisa comunicar-se com todo o público interno, engajá-los e motivá-los. Mas Por quê?!
O papel de um líder, dentro de uma organização, é contribuir para que a mesma alcance suas metas, objetivos e missão. Todos sabemos que uma única pessoa, não consegue grandes feitos, sem a ajuda de terceiros; portanto é necessário um trabalho em equipe, com pessoas que estão dispostas a colocar a mão na massa.
Segundo pesquisa publicada no site da UOL, pessoas que se sentem bem no meio em que trabalham e que acreditam naquilo que fazem produzem até 50% a mais do que pessoas não-motivadas. E o líder é responsável por isso.
Para motivar o público interno é necessário informar:                                                                 
·         As pessoas precisam conhecer a organização (transparência), pois desta maneira elas se sentirão envolvidas e parte da mesma;
·         Precisam receber um feedback e entenderem o quão significante seu trabalho é para a instituição, pois além de se sentirem importantes e confiarem no seu líder, terão a chance e a vontade de crescer cada vez mais;
·         O líder precisa conhecer as pessoas da sua organização e se comunicar - seja por e-mail, verbalmente, com gestos - com especificidade, mostrando que elas formam aquela instituição, que são únicas, especiais e acima de tudo, capazes.
·         É imprescindível que haja diálogo e o líder esteja aberto a sugestões, pois desta maneira o público interno se sentirá seguro para dar sugestões e novas ideias que contribuirão para com a organização.
·         É de bom grado lembrar datas importantes da vida pessoal de seu público interno. Como aniversário de nascimento, promoção, aniversário na organização (ex.: 10 anos trabalhando na organização), nascimento de filho, entre outros.  Um e-mail nestas datas, sempre vai bem.

Um bom e esperto líder é aquele que valoriza o público interno, pois este é quem forma a organização e o sucesso  da mesma depende de um trabalho em equipe, que só acontecerá se os funcionários se sentirem bem e motivados a dar o seu melhor.



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