Já comentamos neste blog que um
líder é bem diferente de um chefe, este primeiro precisa comunicar-se com todo
o público interno, engajá-los e motivá-los. Mas Por quê?!
O papel de um líder, dentro de
uma organização, é contribuir para que a mesma alcance suas metas, objetivos e
missão. Todos sabemos que uma única pessoa, não consegue grandes feitos, sem a
ajuda de terceiros; portanto é necessário um trabalho em equipe, com pessoas
que estão dispostas a colocar a mão na massa.
Segundo pesquisa publicada no
site da UOL, pessoas que se sentem bem no meio em que trabalham e que acreditam
naquilo que fazem produzem até 50% a mais do que pessoas não-motivadas. E o
líder é responsável por isso.
Para
motivar o público interno é necessário informar:
·
As pessoas precisam conhecer a organização
(transparência), pois desta maneira elas se sentirão envolvidas e parte da
mesma;
·
Precisam receber um feedback e entenderem o quão
significante seu trabalho é para a instituição, pois além de se sentirem
importantes e confiarem no seu líder, terão a chance e a vontade de crescer
cada vez mais;
·
O líder precisa conhecer as pessoas da sua
organização e se comunicar - seja por e-mail, verbalmente, com gestos - com
especificidade, mostrando que elas formam aquela instituição, que são únicas,
especiais e acima de tudo, capazes.
·
É imprescindível que haja diálogo e o líder
esteja aberto a sugestões, pois desta maneira o público interno se sentirá
seguro para dar sugestões e novas ideias que contribuirão para com a
organização.
·
É de bom grado lembrar datas importantes da vida
pessoal de seu público interno. Como aniversário de nascimento, promoção,
aniversário na organização (ex.: 10 anos trabalhando na organização),
nascimento de filho, entre outros. Um
e-mail nestas datas, sempre vai bem.
Um bom e esperto líder é aquele que valoriza o público
interno, pois este é quem forma a organização e o sucesso da mesma depende de um trabalho em equipe,
que só acontecerá se os funcionários se sentirem bem e motivados a dar o seu
melhor.
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