sexta-feira, 11 de maio de 2012

Caso Nestlé – Ivan Zurita



Para dar continuidade ao último post hoje vamos falar sobre um caso recente de demissão da alta gestão. Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil, começou na Nestlé como estagiário e ao longo de 40 anos foi conquistando espaço na empresa. Nos últimos 11 ocupou a presidência atingindo resultados impressionantes: fez com que a empresa quadruplicasse, a filial brasileira apresentou o segundo maior mercado perdendo apenas para os Estados Unidos, e estava no comando quando foi tomada a polêmica decisão da aquisição da Garoto – que ainda não foi aprovada.


No dia 27 de Abril a Nestlé divulgou uma nota comunicando a saída de Ivan. Segundo o comunicado o empresário teria decidido se aposentar no dia 1° de julho, mas permaneceria como presidente do conselho consultivo. Em casos assim, a maneira de lidar com a saída do presidente é relativamente simples: como a decisão partiu do próprio presidente, um comunicado assinado por ele explicando os motivos de sua saída e divulgado a todos os funcionários antes de ser publicado na mídia seria uma maneira eficiente de informar a todos e evitar ruídos a respeito do “real motivo da demissão”, além de reforçar a idéia de que o público interno deve ser sempre o primeiro a saber o que acontece dentro de sua própria empresa. O que talvez possa gerar comentários ou algum tipo de receio nos funcionários é a substituição de alguém que conhece tão bem a organização e é uma figura admirada, visto que começou em um cargo pequeno e conseguiu chegar ao patamar mais alto. O desafio, então, é manter esse público informado sobre a decisão de quem será o substituto e reforçar a mensagem de que a nova gestão será positiva e não apresentará um impacto negativo ou mudanças drásticas que desagradem. Se a equipe de comunicação interna realizar um bom trabalho essa transição deverá ocorrer sem incidentes e a harmonia no ambiente organizacional será mantida.

Cada caso é particular e merece ser observado cuidadosamente, mas o que se pode perceber é que o princípio básico é a informação, isto é, fazer com que o público interno tenha as informações corretas e se sinta parte dos grandes acontecimentos que possam ter impacto em seu ambiente. Funcionário informado é funcionário tranquilo. 

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