Para dar
continuidade ao último post hoje vamos falar sobre um caso recente de demissão
da alta gestão. Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil, começou na Nestlé
como estagiário e ao longo de 40 anos foi conquistando espaço na empresa. Nos
últimos 11 ocupou a presidência atingindo resultados impressionantes: fez com
que a empresa quadruplicasse, a filial brasileira apresentou o segundo maior
mercado perdendo apenas para os Estados Unidos, e estava no comando quando foi
tomada a polêmica decisão da aquisição da Garoto – que ainda não foi aprovada.
No dia 27
de Abril a Nestlé divulgou uma nota comunicando a saída de Ivan. Segundo o
comunicado o empresário teria decidido se aposentar no dia 1° de julho, mas
permaneceria como presidente do conselho consultivo. Em casos assim, a maneira
de lidar com a saída do presidente é relativamente simples: como a decisão
partiu do próprio presidente, um comunicado assinado por ele explicando os motivos
de sua saída e divulgado a todos os funcionários antes de ser publicado na
mídia seria uma maneira eficiente de informar a todos e evitar ruídos a
respeito do “real motivo da demissão”, além de reforçar a idéia de que o
público interno deve ser sempre o primeiro a saber o que acontece dentro de sua
própria empresa. O que talvez possa gerar comentários ou algum tipo de receio
nos funcionários é a substituição de alguém que conhece tão bem a organização e
é uma figura admirada, visto que começou em um cargo pequeno e conseguiu chegar
ao patamar mais alto. O desafio, então, é manter esse público informado sobre a
decisão de quem será o substituto e reforçar a mensagem de que a nova gestão
será positiva e não apresentará um impacto negativo ou mudanças drásticas que
desagradem. Se a equipe de comunicação interna realizar um bom trabalho essa
transição deverá ocorrer sem incidentes e a harmonia no ambiente organizacional
será mantida.
Cada caso é
particular e merece ser observado cuidadosamente, mas o que se pode perceber é
que o princípio básico é a informação, isto é, fazer com que o público interno
tenha as informações corretas e se sinta parte dos grandes acontecimentos que
possam ter impacto em seu ambiente. Funcionário informado é funcionário tranquilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário