Quem já não ouviu uma explicação dessas, não é? Aguardo o dia em que verei no Twitter: #Partiu em busca de novos desafios.
No entanto, é muito comum que ao comunicar uma demissão – seja de um diretor ou de qualquer outro funcionário –, a justificativa ao restante da equipe sobre o ocorrido seja informada com certo receio.
Nem sempre minimizar o problema ou os fatores que levaram a tal decisão é uma boa ideia. Como qualquer outra ação de comunicação interna, não existe uma fórmula pronta, mas é essencial considerar alguns pontos nestes momentos. Vamos a eles:
Quando o líder tem que demitir
• Apresente ao funcionário que será demitido os reais motivos, o feedback é importante também neste momento.
• Comunique a equipe da qual ele faz parte.
• Encontre o equilíbrio: é preciso ser sincero, mas não há necessidade de assustar outros funcionários.
Quando o líder é demitido
• Neste caso, toda a empresa deve ser comunicada.
• O ideal é que as pessoas saibam o real motivo da demissão, mas deve ser feita uma análise caso a caso: nada de expor a pessoa!
• Não dê oportunidade para boatos, certifique-se de que as informações sejam transmitidas de forma oficial e sem margem para muitos comentários ou especulações nos corredores.
Levar em conta esses fatores é o primeiro passo, além disso é necessário uma pitada de bom senso e analisar a melhor forma de comunicação para cada caso. No próximo post, daremos um exemplo mais concreto, não deixe de ler! ;)
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