quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sua palavra de sorte de hoje é...: Cascade!

Nos posts passados já conversamos sobre feedback e também sobre empowerment. Hoje vamos falar sobre cascade. Mais um termo estrangeiro completa a lista dos pomposos jargões empresariais que, em um primeiro momento, parecem existir apenas para incitar a imaginação dos novatos ou excluídos da área.


"Cascading da presidência"

Cachoeira, rapel e escaladas a parte, se dá bem que não se deixa intimidar pelos falsos cognatos e chuta que cascade tem a ver sim com cascata. Nesse caso, cascata de informação.

Nem sempre a área de comunicação dispõe de canais suficientes ou budget suficiente para atingir todo o público interno. Nessas situações ela pode valer-se da própria liderança empresarial – formal ou informal – como um canal de difusão de informação.
Nesse sentido, a informação deve ser passada com profundidade para poucos funcionários chave que se encarregarão de repassá-la para muitos outros subordinados hierarquicamente, gerando um efeito cascata. Daí o tal cascading down.

A presença do líder na comunicação confere credibilidade a informação e valoriza o funcionário pois o coloca diante de um porta-voz oficial da empresa.
Acrescenta-se que se trata de uma prática eficaz e barata para uma grande gama de situações e organizações, mas, assim como muitas alternativas, o cascading também apresenta riscos. Por isso é importante assegurar-se que o líder realmente conheça a informação a ser cascateada e represente o viés institucional sobre o assunto.

Mais do que isso, o cascading é uma boa forma de tornar a comunicação mais pessoal e garantir que a informação vinda de cima pra baixo tenha tanta importância quanto o feedback de baixo pra cima que dela se repercute.

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