domingo, 6 de maio de 2012

“Tanto faz o que você fala se tanto faz o que você faz”




Tanto Faz Jota Quest
Tanto faz dizer adeus ou tchau se você se vai
Tanto faz dizer adeus ou tchau se você não se vai
Tanto faz dizer alô ou oi e não ficar
Tanto faz dizer alô ou oi e não chorar
Tanto faz dizer amor ou não telefonar
Tanto faz dizer amor, amor até demais
Tanto faz o que você fala se tanto faz o que você faz
Tanto faz o que você fala se tanto faz o que você faz
Mas se fizer o que quer, tanto faz, não precisa dizer
(dizer)
Tanto faz dizer como vai (como vai) se você se vai
Tanto faz dizer até mais ver (até) se você não se vai
Tanto faz o que você fala se tanto faz o que você faz
Tanto faz o que você fala se tanto faz o que você faz
Mas se fizer o que quer, tanto faz, não precisa dizer
Mas, se você me quiser, tanto faz, não precisa dizer! 
http://www.vagalume.com.br/jota-quest/tanto-faz.html#ixzz1tqrW139b




Hoje nossa conversa é com os líderes que adoram falar e ditar regras, diretrizes e princípios organizacionais e acham que isso basta para sua organização ter uma boa reputação e alcançar o sucesso. Infelizmente temos uma má notícia: Isso tudo não valerá nada, se essa teoria toda ficar apenas no papel e não for posta em prática e transmitida por meio de ações.

É muito importante que os colaboradores de uma instituição “percebam” o discurso organizacional, este por sua vez deve estar claro em cada ação, cada fala, de tal maneira que ao colocar no papel, seja algo óbvio e que toda a organização já conhece. Por exemplo, a banda U2; que não precisa sair por aí falando que luta e é a favor da sustentabilidade e de um mundo melhor, uma vez que esse discurso já está incorporado em suas ações.

Mas então, como fazer isso?  Primeiramente o líder precisa identificar os objetivos e o que a organização quer passar para o seu público e então, a partir daí,começar com o público interno, dando o exemplo, mesmo que seja com pequenas ações. Vamos supor que um dos valores da organização seja “respeito ao meio ambiente”; o líder deve, por exemplo, buscar usar papéis reciclados, produzir a menor quantidade de lixo possível, buscar fornecedores e produtos que agridam menos o meio ambiente, selecionar com cuidado notícias e ações que serão realizadas, entre outros. Desta maneira, será comunicado internamente que a organização respeita o meio ambiente, e as palavras, nem precisam ser ditas ou escritas.

Ao fazer o oposto, ou seja, criar um discurso organizacional e não pautar suas ações nisso, causa um impacto extremamente negativo na imagem da organização. Imagine se aquela empresa citada, que tem "respeito ao meio ambiente" como um de seus valores, usasse produtos que agridem o meio ambiente, não separasse seu lixo em reciclável e orgânico, se imprimisse milhares de folhas sem tomar o cuidado de revisar...pois é, confiança zero!

Líderes, ficou claro a importância do alinhamento institucional, portanto comuniquem, por meio de ações os princípios da organização, seu público interno, consequentemente incorporará isso nas suas atitudes e a organização será percebida da maneira como desejam. Afinal, como já dizia uma música dos Titãs, escrita por Arnaldo Antunes “tanto faz o que você fala, se tanto faz o que você fala”. 









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