quinta-feira, 31 de maio de 2012

EU sou o chefe!


Se tratando de líder é bem comum a figura do sabe-tudo, aquele que acha que por ser um membro da alta gestão tem o domínio de todas as áreas e competências da empresa e quer dar o seu palpite em tudo. É importante que essas figuras tenham consciência de que por mais que dominem o negócio, não é possível ter um conhecimento tão amplo que englobem todas as áreas; especialmente quando falamos de comunicação é raro um líder que tenha domínio dessa disciplina.



É preciso, então, que os líderes tenham humildade para trabalhar em conjunto com a equipe de comunicação e aceitem as críticas, sugestões e decisões da área. O líder necessita ter em mente que o comunicador tem capacidade e conhecimento técnico para identificar as melhores estratégias e instrumentos a serem utilizados, é preciso que ele não interfira no trabalho de modo a atrapalhar o que está sendo desenvolvido. Se o comunicador decide utilizar o mural interativo, não cabe ao gestor pedir que mudem veículo, ou mesmo o chamem por outro nome; da mesma maneira que, se o líder sabe perfeitamente como é seu relacionamento com os funcionários e que ações foram efetivas no passado, cabe ao profissional de comunicação ouvir o que se tem a dizer e levar em consideração esses relatos no seu trabalho.

Combinando os conhecimentos técnicos dos comunicadores com a visão abrangente de um líder é possível criar inúmeras ferramentas que auxiliem no relacionamento com os funcionários de uma forma adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário