Se tratando de líder
é bem comum a figura do sabe-tudo, aquele que acha que por ser um membro da
alta gestão tem o domínio de todas as áreas e competências da empresa e quer
dar o seu palpite em tudo. É importante que essas figuras tenham consciência de
que por mais que dominem o negócio, não é possível ter um conhecimento tão
amplo que englobem todas as áreas; especialmente quando falamos de comunicação
é raro um líder que tenha domínio dessa disciplina.
É preciso, então, que
os líderes tenham humildade para trabalhar em conjunto com a equipe de
comunicação e aceitem as críticas, sugestões e decisões da área. O líder
necessita ter em mente que o comunicador tem capacidade e conhecimento técnico
para identificar as melhores estratégias e instrumentos a serem utilizados, é
preciso que ele não interfira no trabalho de modo a atrapalhar o que está sendo
desenvolvido. Se o comunicador decide utilizar o mural interativo, não cabe ao
gestor pedir que mudem veículo, ou mesmo o chamem por outro nome; da mesma
maneira que, se o líder sabe perfeitamente como é seu relacionamento com os
funcionários e que ações foram efetivas no passado, cabe ao profissional de
comunicação ouvir o que se tem a dizer e levar em consideração esses relatos no
seu trabalho.
Combinando os
conhecimentos técnicos dos comunicadores com a visão abrangente de um líder é
possível criar inúmeras ferramentas que auxiliem no relacionamento com os
funcionários de uma forma adequada.
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