Uma
empresa pode desenvolver diversos métodos para envolver funcionários, desde que sejam adequados ao seu perfil
organizacional. Uma atividade que vem sendo muito utilizada é a do trabalho
voluntário. Mas por que uma empresa que precisa se preocupar com o seu próprio lucro
vai incentivar seu público interno a ocupar-se com trabalho “de graça” para
outra instituição?
Há
diversas áreas em que se pode colaborar voluntariamente, seja área de saúde, moradia, lazer, educação, entre muitas
outras. O voluntariado cresce a cada dia que passa, conquistando diferentes
pessoas, com seus diferentes interesses, por ser uma atitude nobre, que visa
buscar justiça social e uma sociedade mais equilibrada.
Mas
não são apenas pessoas que buscam esse tipo de atividade, empresas estão
inseridas neste “mercado” também. Talvez seja difícil de compreender o porquê
das empresas entrarem numa área que não trará lucro para a sua conta, mas
diversos estudos que apontam o envolvimento dos funcionários nas atividades
voluntárias, desenvolve e aprimora a capacidade de trabalho em equipe,
flexibilidade, além de bem-estar consigo, ou seja, pessoas satisfeitas
trabalham melhor, e consequentemente lucram mais para a empresa. Há visões mais
conservadoras que podem levar esse raciocínio como extremo capitalista, mas se
analisarmos com a mente mais aberta, o assistencialismo e a boa ação estão
sendo feitos. O altruísmo puro, imparcial, é utópico, infactível.
As
atividades escolhidas pela instituição devem estar minimamente relacionadas com
o dia a dia dos públicos, caso contrário, pode-se resultar em fracasso. Há
casos em que alguém da alta diretoria da empresa sente afinidade pessoal com
alguma instituição do Terceiro Setor, e investe milhões de reais na mesma, além
de envolver seus colaboradores em algum trabalho não desejado, naturalmente
causando o efeito contrário.
O
profissional que desenvolve C.I. na empresa deveria, na teoria, levar em conta
os interesses gerais dos funcionários, mas por ser algo de caráter extremamente
relativo, o que deve direcionar de fato a escolha da atividade voluntária é a
proximidade dos valores da instituição em relação aos da empresa, sendo um
equilíbrio simbiótico.
Segue
abaixo o link do programa de voluntariado realizado pelo Instituto Ethos, órgão
muito renomado no mercado organizacional e de Responsabilidade Social. Vale a pena conferir!
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