domingo, 20 de maio de 2012

Organização: a casa do colaborador



Sabia que o ambiente físico que o seu colaborador ocupa na organização influencia diretamente na produtividade dele? Pois é! Estamos falando do computador, da cadeira, da mesa, enfim o espaço de trabalho dele.

Sabe aquela história de que passamos a maior parte do dia no trabalho? Pois é exatamente por isso o ambiente do seu funcionário precisa ser aconchegante e familiar. Cadeiras desconfortáveis, mesas muito pequena, salas muito quentes ou muito frias... com certeza tais fatores influenciarão no desempenho dos colaboradores.

Os funcionários devem se sentir quase que em casa quando chegam a seu ambiente de trabalho. Pesquisamos algumas fotos do escritório do Facebook no Vale do Silício e ficamos totalmente maravilhadas. É perceptível que com um ambiente de trabalho como aquele as pessoas não vão querer sair da empresa porque é um lugar gostoso de estar. Mas... E na sua empresa? Como está o ambiente de trabalho?

Além desses confortos no espaço de trabalho que passamos grande parte do nosso dia, outras medidas bem simples podem auxiliar na imagem positiva da organização para o seu público interno.

Você sabia que os funcionários e familiares também são uma propaganda da sua marca né? É bem provável que você já saiba, então vamos a grande pergunta: O que você tem feito em relação a isso?

Pequenos cuidados na sua rotina, como: uma surpresa para quem está há muito tempo na casa ou voltando de férias, um agrado para quem é aniversariante, enfim. Essas pequenas ações geram oportunidade do colaborador se sentir querido e comentar essa sensação com sua família e amigos. Outra ação interessante é distribuir alguns dos brindes que são entregues em eventos da empresa. Certamente seus colaboradores ficarão felizes e valorizarão muito esse gesto.

Ou seja, a comunicação não deve ser feita apenas por veículos internos, o líder deve se atentar a ter esse feeling porque além de conversas e textos, o ambiente da empresa também é uma maneira de comunicar e engajar o colaborador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário