sábado, 9 de junho de 2012

“É só mais uma área da empresa”


Triste, mas é assim que alguns líderes enxergam a comunicação interna: apenas um departamento da organização e não uma competência a ser desenvolvida.

O problema é que ao tratar a comunicação com este desprezo todo, além de não valorizar o trabalho realizado pelos profissionais da área, o líder não desenvolve habilidades importantes e não se envolve com os projetos.

É importante que o presidente e diretores reconheçam o papel estratégico da comunicação interna dentro das empresas, mas nem sempre é simples fazê-los entender como ela funciona. Geralmente Muitas vezes adquirir skills de comunicação para com os funcionários não está na lista de prioridades dos líderes e, por isso, é preciso sair do lugar comum para abordá-los e engajá-los de forma adequada nas atividades comunicacionais.

Qual tática você considera mais eficiente para realizar este trabalho?

[ ] Basicão: treinamentos tradicionais para toda a liderança.
[ ] Água mole em pedra dura: processo de convencimento no dia-a-dia de trabalho junto à liderança.
[ ] Tratamento de choque: mostrar para a liderança casos de crise enfrentados por não valorizar a comunicação e como isso afeta seus negócios.

Fonte

É importante lembrar que não existe apenas um perfil de líder e muito menos uma estratégia única para que a comunicação ganhe espaço entre os tomadores de decisão e, por isso, nenhuma destas opções deve ser colocada em prática sozinha.

Combine as atitudes que julgar mais pertinentes para a organização e liderança, bem como para as atividades de comunicação realizadas. Quem sabe o líder não merece um puxãozinho de orelha, né? 

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