Triste, mas é assim que alguns
líderes enxergam a comunicação interna: apenas um departamento da organização e
não uma competência a ser desenvolvida.
O problema é que ao tratar a
comunicação com este desprezo todo, além de não valorizar o trabalho realizado
pelos profissionais da área, o líder não desenvolve habilidades importantes e
não se envolve com os projetos.
É importante que o presidente e
diretores reconheçam o papel estratégico da comunicação interna dentro das
empresas, mas nem sempre é simples fazê-los entender como ela funciona. Geralmente
Muitas vezes adquirir skills de comunicação para com os funcionários não está
na lista de prioridades dos líderes e, por isso, é preciso sair do lugar comum
para abordá-los e engajá-los de forma adequada nas atividades comunicacionais.
Qual tática você considera mais eficiente para realizar este
trabalho?
[ ] Basicão:
treinamentos tradicionais para toda a liderança.
[ ] Água mole em pedra
dura: processo de convencimento no dia-a-dia de trabalho junto à liderança.
[ ] Tratamento de
choque: mostrar para a liderança casos de crise enfrentados por não
valorizar a comunicação e como isso afeta seus negócios.
Fonte |
É
importante lembrar que não existe apenas um perfil de líder e muito menos uma
estratégia única para que a comunicação ganhe espaço entre os tomadores de
decisão e, por isso, nenhuma destas opções deve ser colocada em prática
sozinha.
Combine as atitudes que julgar
mais pertinentes para a organização e liderança, bem como para as atividades de
comunicação realizadas. Quem sabe o líder não merece um puxãozinho de orelha,
né?
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