terça-feira, 5 de junho de 2012

Eu os declaro Líder e Comunicação


Telefone sem fio” é aquele jogo em que um grupo de pessoas se reúne e uma delas passa uma informação para a pessoa ao lado, falando bem baixinho, no ouvido. Em seguida, a mesma frase é repassada ao colega seguinte e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esse, por sua vez, fala em alto e bom tom o que escutou e entendeu. Em raríssimas partidas houve consenso entre a informação inicial e a final. Na maioria das vezes, no meio do percurso, há distorções na frase dita no início da brincadeira.
       
  Tratando assim, isso pode parecer irrelevante para grandes líderes executivos ou até mesmo comunicadores, por se tratar de um momento de descontração entre amigos. No entanto, situações similares ocorrem no dia a dia das empresas, ou seja, os ruídos, rumores e fofocas que correm soltos pelos corredores da organização, dando credibilidade à tão conhecida "rádio peão". Trabalhar o fluxo de informações no ambiente de trabalho é extremamente necessário para a obtenção de sucesso na gestão de empresas.
        

Abaixo seguem algumas sugestões encontradas no site RH.com, fornecidas por Patrícia Bispo, jornalista renomada, para as empresas não tornarem-se uma Torre de Babel, onde cada colaborador fala uma linguagem diferente.

1 - A comunicação interna tem um forte aliado: a liderança. Isso porque cabe ao gestor ser o agente disseminador das informações oficiais da empresa, evitando que rumores ou fofocas ganhem espaço.
2 - Para que a equipe mantenha-se informada sobre o que envolve assuntos relacionados à empresa e às suas atividades laborais, a realização de reuniões periódicas torna-se um recurso valioso.
3 - Ao promover os encontros com a equipe, o gestor deve preparar uma pauta para não se esquecer de abordar algum assunto relevante aos seus subordinados. Mesmo que tenha uma "mente de elefante", em algum momento a liderança pode deixar de mencionar um fato importante e que não pode ser deixado para depois.
4 - Se no decorrer da semana, alguma informação importante deve ser repassada aos colaboradores, o gestor não deve esperar. É aconselhável que se faça uma reunião "extra". Isso pode evitar, por exemplo, que um rumor sobre demissão em massa tome proporções que fertilizem a imaginação das pessoas e as deixem preocupadas.
5 - Lembre-se que comunicação pede um fluxo de informações. Ou seja, não é suficiente apenas repassar um dado, um acontecimento. É preciso abrir espaço para que os funcionários possam tirar dúvidas e apresentar sugestões. Afinal, eles fazem parte da organização e como tal, merecem o direito serem ouvidos.
6 - Durante a reunião com a equipe, é interessante que as informações mais relevantes sejam anotadas e, posteriormente, registradas. Essa "Ata" poderá ser distribuída no mural do departamento ou através do e-mail corporativo. Caso algum funcionário não tenha comparecido ao encontro, ele também ficará ciente do que foi mencionado, debatido ou analisado na sua ausência.
7 - Caso alguma questão seja apresentada por um colaborador e o gestor não tenha a resposta exata naquele momento, deve-se averiguar e dar um feedback não apenas a quem fez a pergunta, mas também aos demais profissionais.
8 - Mantenha-se disposto a dar mais informações aos membros de sua equipe. Algumas pessoas podem ficar inibidas para apresentar dúvidas, fazer questionamentos diante dos colegas.
9 - Se um membro da sua equipe procurá-lo para tirar alguma dúvida ou mesmo quiser conversar sobre alguma "novidade" que circula pelos corredores da empresa, não hesite em ouvi-lo. Mesmo que naquele momento a liderança esteja resolvendo algum assunto que não pode "esperar", deve-se pedir ao colaborador que volte em algum outro horário. Mas, nunca se deve mostrar ar de desdém, pelo contrário. Pois se isso ocorrer, dificilmente aquela pessoa recorrerá novamente à sua liderança.
10 - Quando a organização oferece canais de comunicação formais como impressos, e-mail corporativo ou intranet, por exemplo, a liderança deve aproveitar esses recursos e estimular que os membros da sua equipe leiam o conteúdo divulgado. Essa é uma forma de disseminar informações com total credibilidade.

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