quarta-feira, 13 de junho de 2012

QUAL O PERFIL DE LÍDER QUE VOCÊ BUSCA PARA SUA EMPRESA?


Durante muito tempo, a gestão dos líderes nas organizações era vista como um caminho a ser percorrido de maneira solitária e o segredo para alcançar o sucesso era ter uma postura individualista. Normalmente os afazeres mais importantes eram concentrados em uma única pessoa, como se ela fosse a ‘estrela central da empresa’, geralmente apelidada de Líder Sol, ou seja, o único com espaço para brilhar e receber méritos pelos resultados alcançados. Bom... Isso já está mais do que ultrapassado! Ao assumir essa postura, o profissional corre grande risco de ter uma trajetória sofrida e sem a produtividade necessária. Tais fatores fizeram as empresas mudar e passar a aderir a novas práticas de trabalho em equipe e gestão.
Atualmente as organizações querem pessoas com o perfil de um Líder Constelação, que é alguém que pode oferecer a oportunidade para que todos da equipe brilhem e se sintam realizados dentro do ambiente de trabalho. Quando assume o cargo, faz mais do que ajudar na gestão, convida todos ao seu redor a crescerem junto com ele. Tal atitude faz com que o colaborador veja a sua real importância dentro da organização e haja de maneira alinhada aos princípios organizacionais da empresa. Portanto o papel do que está no topo não é ser o único responsável pelos resultados e sim identificar as qualidades de cada um de sua equipe para assim, direcionar as tarefas de acordo com o perfil de cada um.
Apesar de tais características o líder precisa ser um gerador de resultados, ser uma figura agregadora e estar de olhos abertos ao ambiente para conseguir alcançar os objetivos desejados. Mais do que delinear as metas, é preciso fazer uma análise dos cenários em que a organização está e propor a todos que trabalhem buscando resultados dentro da realidade.
Queremos reforçar também que há uma grande diferença entre autoridade e poder! O autoritário é o líder que recebe da organização a permissão para mandar nos colaboradores, muitas vezes essa situação mexe com o ego e a vaidade das pessoas. Enquanto o poder nasce pelo reconhecimento do trabalho feito e são os gestos de simplicidade que o comprovam.
Logo reforçamos o que queremos passar desde o primeiro post: mais do que um cargo, a liderança precisa ser vista de uma maneira mais ampla e deve ser desempenhada dia após dia. Dessa maneira, o líder conseguirá alcançar os resultados por meio de decisões tomadas com o pensamento no coletivo e não somente em benefício próprio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário