domingo, 24 de junho de 2012

Grandes Líderes, Grandes Lições


Vamos falar um pouco mais sobre o que foi discutido no post anterior, figuras ícones no quesito liderança. Pessoas que tem como talento natural envolver massas e reunir seguidores; vamos ver um pouco sobre essas personalidades e tirar alguns ensinamentos que podem ser utilizados no mundo corporativo.

1.Napoleão Bonaparte



Grande líder francês, amado por seus soldados e pelo povo. Começou na carreira militar, mas avançou ao ponto de se tornar monarca da França. Conhecido por ser um incrível estrategista, analisava qualquer situação antes de traçar um plano de ação.

“A primeira qualidade de um comandante é cabeça fria para receber uma impressão correta das coisas. Não deve deixar-se confundir quer por boas quer por más notícias.

2. Mahatma Ghandi



Apóstolo da não violência e líder da causa independentista indiana. Se formou advogado, e atuando na área percebeu como os preconceitos raciais atrapalhavam o desenvolvimento da índia. Lutou toda sua vida pela causa, e se tornou um símbolo de persistência e luta.

Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.

3. Ernesto “Che” Guevara



Revolucionário e comunista argentino teve como seu grande feito a Revolução Cubana. Era altamente prezado por seus irmãos de luta e tinha grande apoio popular.

É preciso ser duro, mas sem perder a ternura, jamais...

4. Margaret Thatcher



Primeira-ministra britânica, mais conhecida como A Dama de Ferro. Teve três mandados conturbados, cheios de altos e baixos, mas conseguiu manter o apoio popular e ser considerada um ícone da política.

“Ser líder é como ser uma dama: se você precisa provar que é, então você não é.


5. Nelson Mandela



Político sul-africano lutou contra o regime Apartheid, foi banido e posteriormente preso. Depois de completar sua sentença, continuou no cenário político, foi ganhador do Prêmio Nobel da Paz e se tornou presidente da áfrica do Sul. Extremamente admirado pelo povo sul-africano e por todo o mundo, mobilizou e despertou sentimentos profundos em ambos os lados do confronto.

"É melhor liderar de trás e colocar outros na frente, especialmente quando você celebra a vitória quando coisas legais acontecem. Você assume a linha de frente quando há perigo. Daí as pessoas apreciarão sua liderança."

Nenhum comentário:

Postar um comentário