quarta-feira, 20 de junho de 2012

Transformando suor em ouro


Hoje deixaremos a teoria de uma liderança ideal de lado e tomaremos como exemplo uma pessoa, que sem dúvidas soube aplicar tudo aquilo que conversamos aqui durante meses e obteve sucesso e resultados incríveis. Estamos falando do treinador de vôlei da seleção brasileira, Bernardinho.

Até a década de 1980 a seleção brasileira obtinha resultados que variavam entre o décimo quinto e o quinto lugar; além disso, não era um esporte muito valorizado pelos brasileiros.
A partir da década de 80 os resultados melhoraram aos poucos, entretanto ainda tinha muito o que se trabalhar. Os melhores resultados vieram no século XXI e entre os anos de 2001 e 2006 a seleção se tornou invencível. E isso só se tornou possível devido, além claro, da colaboração de ótimos profissionais, ao grande empenho e sabedoria do maior treinador da história.

Abaixo seguem alguns pontos que fizeram o Bernardinho ser o que é hoje:
- Capacidade em criar e compartilhar uma estratégia: Durante as competições, dados e informações relevantes das outras equipes eram levantados, analisados, colocados em gráficos e/ou em  vídeos para facilitar a compreensão dos jogadores e desta maneira otimizar o trabalho
- Condições para tornar a otimização realidade: Conhecer sua equipe, identificar as qualidades, os defeitos, o pontos fortes e fracos de cada um, é vital para um bom trabalho. Além disso, o Bernardinho possui uma peculiaridade que é a de vestir a camisa do time. Durante os jogos, o treinador se destaca por sua vibração, incentivo ao time, broncas quando necessário. Bernardinho chega a influenciar a arbitragem levantando a mão quando o outro time erra, ou mesmo pelo modo como se impõe na quadra.
- Humildade para correções: Da mesma maneira que o Bernardinho é rígido com seu time Le também o é consigo mesmo. Quando os resultados negativos começam a aparecer, primeiramente, ele se auto avalia. Ele conhece a importância de um líder e sabe que seu poder de influência é bastante grande; além disso não tem medo de mudanças e busca sempre melhorar

. Podemos perceber que o Bernardinho, antes de passar a informação para sua equipe, pesquisa e analisa, baseando-se em dados concretos e reais, para que a informação seja passada de forma efetiva e alcance o resultado almejado. Além disso, valoriza o trabalho em equipe e a motivação do grupo.

Sem dúvidas, o treinador da nossa seleção de vôlei é um grande líder e um grande exemplo para vários aspectos de nossa vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário