quinta-feira, 9 de agosto de 2012

5 erros de jovens líderes


O Brasil vem em uma crescente quando o assunto é economia. Com isso, o mercado de trabalho expandiu e novas vagas surgiram – vagas essas ocupadas por novos profissionais. Assim, alguns anos depois, surge um novo problema: posições de liderança ocupadas por pessoas imaturas, que podem levar a erros de gestão por conta da pouca experiência. Confira 5 dos mais comuns, abaixo:


  1. Baixo foco em pessoas
    Líderes jovens tem dificuldade em gerenciar pessoas, pois tendem a achar que ser gestor é ser “o técnico dos técnicos”. Ao liderar pela pressão, colocam em risco a qualidade de vida deles mesmos e de suas equipes.

    Como solucionar: O líder deve olhar para seu funcionários, prestar atenção no que dizem e reconhecer o que querem, tendo relações de respeito com educação.
    (Uma boca dica são alguns cursos de gestão de pessoas, livres ou oferecidos por instituições de ensino).



  2. Descuido com a Comunicação
    Para “conduzir o barco”, o gestor deve se comunicar bem com todos os seus “tripulantes”. Se não for bem conduzida, as mensagens e estratégias da empresa não são absorvidas pelos funcionários, o que pode ocasionar problemas de desempenho.

    Como solucionar: Ouvir e dar abertura aos colaboradores é uma peça-chave na resolução. É preciso que o líder seja transparente, escolha bem suas mensagem e o meio em que são transmitidas (e tudo bem ter uma ajudinha nessa hora).


  3. Comportamento de amigo
    Ao assumir um posto de liderança, surgem sentimentos de arrogância ou condescendência e o medo do líder de perder as amizades gera um certo receio de cobrar seus funcionários. O que ocorre é uma mudança na relação do poder, que se não for bem trabalhada, pode levar ao atrito.

    Como solucionar:
    O líder precisa mostrar que tem seus valores e que eles estão alinhados aos da organização. Para isso, nada mais eficiente do que o famoso “Walk the talk”, isto é, preservar a coerência entre a fala e a ação no dia a dia.


  4. Dificuldade de dar feedback
    Sem um retorno do líder, o funcionário não sabe o valor do seu trabalho. Sendo assim, é de responsabilidade do gestor explicar aos seus colaboradores se eles estão indo na direção certa.

    Como solucionar: É importante sentar com cada membro da equipe de tempos em tempos e avaliar constantemente. Se a equipe por grande, deve acompanhar o trabalho, orientar e dar o retorno enquanto as coisas acontecem, sem se esquecer de que precisa ajudar a colocar em prática o que foi combinado.


  5. Generalização da gestão
    É comum que líderes tratem a equipe de forma homogênea mas, para quem está embaixo, isso pode gerar frustração. Para garantir a igualdade, é preciso levar em conta as diferenças.

    Como solucionar: A melhor forma é estudar sua equipe, saber identificar os pontos fortes e amenizar as falhas, conhecer com quem está trabalhando. 






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