Hoje em dia, as empresas mais eficientes são aquelas que sabem
como acompanhar, no timing certo, o crescimento e evolução dos mercados em que
atuam. Ter esse conhecimento de como e quando se adaptar a essas rápidas
mudanças é a principal regra de sobrevivência do mercado! Logo, as empresas
devem estar preparadas para executar o ERP (Entrerprise Resource Planning), um
método focado na busca de soluções amplas e integradas para a gestão, que tem
como objetivo ajudar o líder a avaliar, gerir e implementar novas propostas e
ações de um modo mais eficaz.
Esse método
ajuda o gestor a controlar e monitorar os processos de sua área, visando à
clareza, transparência e a qualidade nos resultados. Depois de implementado –
se for bem sucedido – é possível notar o quanto esse gerenciamento ‘adequado’
torna as rotinas mais eficientes, mantem o dinamismo operacional e gera para o
líder, ferramentas ágeis para resolver problemas e atender demandas cotidianas.
Tendo conhecimento dessas funções, os objetivos da gestão de processos, claramente,
são:
·
Diagnosticar todos os problemas, conferindo foco correto à
implantação do ERP;
·
Identificar a utilidade de cada etapa do processo;
·
Aplicar a gestão de processos como metodologia para o ERP.
É importante deixar
claro que essa metodologia de mudança pode ser aplicada em um ou mais
departamentos, ou em toda a estrutura da organização. Nesse último caso,
obviamente que a complexidade será muito maior, porém, a organização terá a
vantagem de poder unificar todas as informações e gerar resultados que podem
diagnosticar algo que um dos gestores está fazendo errado e que deve ser
melhorando. Sem contar que tal diagnóstico pode proporcionar flexibilidade e
controle de todos os processos existentes na empresa.
Um fator em comum e
imprescindível para todos que forem se apropriar desse método é a participação
direta dos sócios, executivos e principais dirigentes, ou seja, TODA a
liderança é de extrema importância. O engajamento mostrado por essas pessoas
passará para os demais uma mensagem de credibilidade de quanto é importante o
ERP e quanto o comprometimento de cada um está atrelado ao resultado final do
trabalho e de cada uma das seguintes etapas:
·
Estudo de sensibilidade dos processos;
·
Redesenho da definição das novas funções e fluxos;
·
Normalização e apresentação da nova estrutura;
·
Implantação e treinamento;
·
Acompanhamento e avaliação inicial dos novos procedimentos e
quando necessário;
·
Correção de eventuais desvios.
Portanto,
é percebido que o ERP é uma ‘lição de casa’ importante e bastante útil para
aprimorar a gestão dos nossos líderes e, sobretudo, melhorar os resultados das
organizações independente do mercado em que elas estão inseridas.
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