terça-feira, 28 de agosto de 2012

Como melhorar sua Gestão


         Hoje em dia, as empresas mais eficientes são aquelas que sabem como acompanhar, no timing certo, o crescimento e evolução dos mercados em que atuam. Ter esse conhecimento de como e quando se adaptar a essas rápidas mudanças é a principal regra de sobrevivência do mercado! Logo, as empresas devem estar preparadas para executar o ERP (Entrerprise Resource Planning), um método focado na busca de soluções amplas e integradas para a gestão, que tem como objetivo ajudar o líder a avaliar, gerir e implementar novas propostas e ações de um modo mais eficaz.
            Esse método ajuda o gestor a controlar e monitorar os processos de sua área, visando à clareza, transparência e a qualidade nos resultados. Depois de implementado – se for bem sucedido – é possível notar o quanto esse gerenciamento ‘adequado’ torna as rotinas mais eficientes, mantem o dinamismo operacional e gera para o líder, ferramentas ágeis para resolver problemas e atender demandas cotidianas. Tendo conhecimento dessas funções, os objetivos da gestão de processos, claramente, são:
·         Diagnosticar todos os problemas, conferindo foco correto à implantação do ERP;
·         Identificar a utilidade de cada etapa do processo;
·         Aplicar a gestão de processos como metodologia para o ERP.
É importante deixar claro que essa metodologia de mudança pode ser aplicada em um ou mais departamentos, ou em toda a estrutura da organização. Nesse último caso, obviamente que a complexidade será muito maior, porém, a organização terá a vantagem de poder unificar todas as informações e gerar resultados que podem diagnosticar algo que um dos gestores está fazendo errado e que deve ser melhorando. Sem contar que tal diagnóstico pode proporcionar flexibilidade e controle de todos os processos existentes na empresa.
Um fator em comum e imprescindível para todos que forem se apropriar desse método é a participação direta dos sócios, executivos e principais dirigentes, ou seja, TODA a liderança é de extrema importância. O engajamento mostrado por essas pessoas passará para os demais uma mensagem de credibilidade de quanto é importante o ERP e quanto o comprometimento de cada um está atrelado ao resultado final do trabalho e de cada uma das seguintes etapas:
·         Estudo de sensibilidade dos processos;
·         Redesenho da definição das novas funções e fluxos;
·         Normalização e apresentação da nova estrutura;
·         Implantação e treinamento;
·         Acompanhamento e avaliação inicial dos novos procedimentos e quando necessário;
·         Correção de eventuais desvios.
         Portanto, é percebido que o ERP é uma ‘lição de casa’ importante e bastante útil para aprimorar a gestão dos nossos líderes e, sobretudo, melhorar os resultados das organizações independente do mercado em que elas estão inseridas.

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